10 erros comuns durante a lavagem

Suas roupas tem durado pouco?
O tecido já não é mais o mesmo?
Atenção, pois pequenos erros cometidos durante a lavagem podem comprometer a duração da peça!
Listamos aqui 10 erros comuns durante a lavagem, que podem estragar suas roupas;
1) Não separar roupas por cor.
É importante sempre separar as roupas coloridas das brancas para evitar manchas, além de separar também as roupas em categorias de claras e escuras.
2) Excesso de sabão na máquina.
Muito sabão na máquina além de fazer muita espuma e impedir que a ação mecânica de limpeza funcione corretamente, afeta também a qualidade da fibra, desgastando o tecido precocemente.
3) Deixar de molho de um dia para outro.
Você sabia que o sabão tem um agente que segura a sujeira em cima da água para não voltar ao tecido? Sim! Porém o tempo de ação é de aproximadamente 60 minutos. Depois disso, a sujeira se espalha novamente pela peça.
4) Expor a roupa ao Sol excessivo durante a secagem.
O Sol queima a peça, atinge as fibras, provoca encolhimento e deixa o tecido endurecido. Por isso, dê preferência para secar as roupas na sombra, em local fresco e ventilado.
5) Torcer e colocar roupas de tricô penduradas no varal.
Evite, pois as peças de tricô deformam e sofrem estiramento quando torcidas e penduradas para secar.
6) Lavar roupa de lã com sabão em pó.
Dê preferência para detergente neutro, pois o tecido de lã quando lavado com produtos alcalinos como o sabão em pó, pode encolher ou causar o endurecimento da peça.
7) Mau uso de alvejante.
O alvejante desgasta a fibra da roupa com o tempo, então use com moderação. Além disso é importante usar o tipo de alvejante certo para cada tipo de roupa, alvejantes a base de cloro devem ser usados apenas em roupas brancas, já alvejantes a base de água oxigenada devem ser usados em roupas coloridas. Lembre-se sempre de verificar a etiqueta de instruções de lavagem da peça.
8) Guardar roupas em sacos plásticos.
 O plástico cria e segura a umidade nas peças, provocando fungos e bolor, principalmente nas de couro guardadas em armários úmidos. Opte por armazená-las em saco de TNT (tecido não tecido), que as deixam “respirar” e não retêm umidade, além de protegê-las da poeira.
9) Passar roupa com sujeira.
Passar roupas depois de usadas ou que não foram lavadas corretamente acaba fixando a sujeira e as manchas na roupa, devido a alta temperatura do ferro.
10) Passar roupa com a chapa do ferro sem proteção.
Se o tecido for delicado a chapa do ferro as vezes pode queimar as fibras da peça, deixando-a com aspecto desgastado. Nesse caso, coloque uma proteção entre a roupa e a chapa. Como um tecido de algodão por exemplo.
Gostou das dicas?
Fique sempre por dentro e nos acompanhe também nas redes sociais! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *